quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reiki - Energia Vital Universal


Reiki é uma palavra de origem oriental, que significa “Energia Vital Universal”, é um método terapêutico natural em que o reikiano canaliza e transmite essa energia à pessoa em tratamento, através da imposição das mãos, ou ainda à distância. O Reiki não é uma religião e nem uma crença, porém abre novos caminhos para experiência espiritual, desenvolvendo a intuição, o equilíbrio do espírito e auxiliando na percepção de dimensões maiores do que o ego

O Reiki é uma terapia holística, ou seja, é um método que promove benefícios em todos os aspectos do ser humano: físico, emocional, mental e espiritual.

Para se tornar um reikiano, a pessoa precisa passar por uma iniciação, ou sintonização energética, feita por um Mestre de Reiki. Gosto da comparação que minha mestra faz, ela pede que imaginemos uma mangueira e seu funcionamento, é necessário ligá-la ou conectá-la a uma rede de canos de onde vem a água, somente assim poderemos abrir a mangueira e usufruir da água encanada. A energia Reiki passa a fluir pelo iniciado, a partir da sintonia realizada por seu mestre, desta forma a energia é recolhida e canalizada de forma concentrada através das mãos da pessoa iniciada.

O Reiki traz a filosofia de que devemos gerar em nossas vidas comportamentos mais positivos, e que devemos projetar pensamentos de amor e graditão, criando uma vida repleta de carinho, saúde e abundância. Por isso, são passados a todos que são iniciados, os cinco princípios do Reiki:

1. Só por hoje, não se zangue
2. Só por hoje, não se preocupe
3. Só por hoje, expresse sua gratidão
4. Só por hoje, seja aplicado em seu trabalho
5. Só por hoje, seja gentil com os outros

O Reiki é uma energia compatível com outras formas de terapias, atuando na totalidade do ser e trazendo inúmeros benefícios. No corpo físico, o torna mais saudável, pois fortalece o sistema imunológico, regula o organismo de forma que encontre um ritmo ideal. Por isso, é eficiente para uma grande variedade de doenças, leves ou graves. Desde gripe até o câncer, pode-se combater todo tipo de doença. Isso com a vantagem de não existirem contra-indicações. O que não quer dizer que o Reiki vá curar instantaneamente todas as doenças e seria irresponsabilidade afirmar isso, mas é certo que o tratamento com este método tem apresentado resultados surpreendentes em muitos casos, como tratamento complementar à medicina ocidental.

No aspecto emocional, nos ajuda a lidar de forma mais saudável com as emoções e eliminando o medo, que tanto atrapalha as nossas vidas. O Reiki já se demonstrou eficaz no tratamento de stress, depressão e síndrome do pânico. Traz também maior clareza dos pensamentos e desenvolve as habilidades naturais de cada um.

Mas o mais interessante do Reiki é que, uma vez aprendido, você poderá utilizá-lo em si e em terceiros pelo resto de sua vida, pois é uma energia inesgotável. Este é o seu maior benefício. Sempre que for necessário, você terá à disposição uma terapia simples e eficiente.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mudanças...

Sinceramente quando penso em mudança, já me vem na cabeça um caminhão carregando minha casa para outro endereço. Digo isso porque, nos últimos dez anos realizei nove mudanças. Foi quase uma mudança por ano, e nesse caso, falo apenas sobre mudança de endereço! Nesse meio tempo também mudei de emprego, de corte de cabelo, de crenças, de formas de enxergar o mundo, enfim, somos mutáveis, e em um minuto, se percebermos, já não somos mais iguais ao que éramos antes.

Mudar pode ser as vezes traumático, pois podemos passar por situações dolorosas que nos forçam a realizar uma mudança que não desejamos, como por exemplo a perda de um emprego, a notícia simplesmente chega, e nesse momento percebemos que temos que ir atrás do novo. O que pode ser muito bom, nos trazer novos desafios e novo ânimo, mas é difícil perceber o lado bom, quando estamos preocupados com a necessidade de trabalhar. 

O mundo não fica parado, ele passa por constantes modificações, o tempo todo. Tudo a nossa volta se movimenta, nós também. E se pensarmos que vamos ficar parados, sem mudar nada, a vida vem e muda as coisas, simplesmente porque tem que haver mudança.

Casos de doença em família mexe com todo mundo, eu já passei por isso. É triste e nada fácil de aceitar. Mas esses casos trazem fortes mudanças, quando não externa, mudanças internas. Na maioria das vezes, aumenta-se a fé, conflitos em família são solucionados, ou até gerados, as pessoas se aproximam, ou as vezes se afastam. Mas o principal é que situações assim tendem a mexer com a estrutura das pessoas, e dentro daquilo que acredito, nada acontece por acaso.

Quando há a descoberta de uma gestação, ou no momento da chegada de uma criança, as coisas acontecem que nem notamos, quando vemos a vida já é outra, o ritmo da caminhada acelera e a pessoa se vê entregue à mudança que veio junto. É na maioria das vezes os momentos são de alegria, mesmo que haja o cansaço, vemos uma motivação muito grande para acompanhar aquela vida, que trouxe junto de si tantas novas responsabilidades para assumirmos. Mas também existem os casos de nascimentos inesperados, e até indesejados, que simplesmente são consequências de atitudes não pensadas, e vem a vida de novo trazendo mudanças, para lembrarmos que somos mutáveis, e que tudo que se planta, também se colhe.

Desde a gestação, passamos por grandes transformações, sabemos que um dia partiremos, e assim a vida continua seu curso de mudanças e renovações constantes. O ruim não é a mudança em si, e sim a forma como a encaramos, entendo que existem momentos em que reagimos sem pensar, os sentimentos simplesmente transbordam e não há como ser diferente, mas tenha certeza que tudo que acontece, é um produto daquilo que cultivamos e nada é por acaso.

Comece a cultivar formas positivas de vida, acenda a chama de sua fé, acredite em si mesmo. Provoque algumas mudanças também, não se sinta mal em mudar de opinião ou atitude, humildade nessas horas é assumir a simples verdade de que tudo se modifica. Mas o mais importante, para que qualquer mudança externa seja verdadeiramente positiva, é necessário que antes hajam mudanças em seu interior. E se quiser mudar algo ou alguém, mude antes a você mesmo, pois de fato "Temos de nos tornar a mudança que queremos ver." Mahatma Gandhi.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ser quem somos, é o que nos torna especiais...

Quem é você? Você se conhece bem? Tem sido você mesma ultimamente, ou anda sendo mais o que as pessoas querem que você seja??? Perguntinhas capciosas essas, não?

Eu acho que a maioria das pessoas pensam que se apresentam e se entregam para a vida e não fazem nem 25%... Na tentativa do acerto e sempre tentando agradar, se coloca pouco para fora, muitas vezes sufocando a própria verdade! Lendo, pesquisando e ouvindo algumas pessoas que entendem mais do assunto, percebi que ser o que é, vai bem além de simplesmente dizer o que se pensa na cara das pessoas, mostrar o verdadeiro eu, não apenas quando dizemos aquelas verdades, ao invés de engolirmos os sapos. Verdade que isso já é difícil, dizer sempre o que pensa requer sabedoria, pois fazer isso com uma dose de diplomacia ajuda e a prática faz muito bem a saúde.

E quanto ao resto? Se você já consegue dizer às pessoas o que pensa sobre elas, ótimo, já está começando bem. Mas faz o que gosta e se sente completamente livre, mesmo quando falam mal de algum comportamento? Se veste livremente, independente da moda, ou dos pensamentos críticos dos outros? Está bem consigo mesmo, independente de relacionamento, se sente só dentro de algum, ou muito só sem nenhum? 

Vamos lá... não vai dar pra falar de tudo, existem tantas coisas a se falar dentro desse tema, mas quanto às críticas alheias, pense bem, há uma forma de se livrar disso... Mas olhe, as pessoas continuarão a falar mesmo assim! Mande-as tomar no cú! (Com o perdão da palavra, é claro, não costumo postar palavrões no blog, mas acho que é uma forma excelente de expressão para alguns sentimentos, senão a única para esses casos.) Faça isso e principalmente mentalmente, faça esse exercício. Intimamente, sempre que pensar que não vai fazer algo, vestir algo, realizar uma escolha, porque vão te criticar, mande tomar no cú os outros, e que se danem mesmo! Quem tem mais a ver com isso, do que você? Ninguém, não é verdade? Seja você e não se importe com os demais... 

O engraçado é que isso já nos traz tamanha liberdade, que nem é necessário falar muito, a gente pode utilizar esse exercício para tudo que nos prende ou tolhe a liberdade de escolha. Naturalmente que ser você não é fácil, estar em pele nenhuma seria uma missão simples, pra ser assim, não teríamos que ter encarnado, bastaria nascermos todos anjos celestiais... Nascemos todos pelados, desdentados e carecas, com algumas exceções é claro e para a maioria que lê o meu post e sabe o quanto isso é complicado, nascemos brasileiros, só isso já demonstra que sermos nós mesmos requer muita força e determinação, não é verdade? E ainda tirarem nossa liberdade, merecem mesmo receber um palavreado bem direcionado, "vai tomar no cú"... (risos).

E quanto as relações, as vezes estar só é muito ruim e para algumas pessoas, mesmo acompanhadas, se sentem sozinhas. Isso é interessante, acredito que algumas pessoas perguntam, "mas o que isso tem a ver com eu ser eu mesma?" Bem, tem tudo a ver, quando você é você, é também uma boa companhia para si! Não importa se está completamente só, ou não. Provavelmente, se está morando só, faz o que quer quando bem deseja, não se força a nada, nem se cobra mais do que seu próprio limite, e assim se sente bem. Se convive com outra pessoa, conhece bem os limites da relação, se mostra e se entrega sem falsos moralismos, sempre se respeitando, e ainda assim é muito feliz. Se isso não acontece, nem estando só, nem se relacionando, sinal que precisa ser mais você.

Mas o mais importante é ser você mesmo, sendo como for, fazendo as suas escolhas e principalmente fazendo tudo o que gosta, saia de trás dessa imagem superficial, e se entregue totalmente a vida! Esse post me fez lembrar uma música, aquela da Pitty, "Máscara", em seu refrão ela fala: "Mesmo que seja estranho, seja você, Mesmo que seja bizarro..."


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Massagem e alguns benefícios...

Quem nunca chegou ao fim de um dia, daqueles bem cheios de trabalho, ou de fortes emoções e com poucas oportunidades de parar para relaxar, e teve que pedir uma massagem, pois apenas dessa forma, poderia ter uma noite de sono descente?

A massagem realmente relaxa e esse benefício, nós já conhecemos instintivamente. Mas vai muito além do relaxamento os benefícios da massagem, sendo já utilizada por médicos da Roma e da Grécia antigas, como Hipócrates (O pai da medicina) e Galeno (conhecido como o médico do filho do imperador Marco Aurélio). Eles usavam a massagem como uma de suas armas terapêuticas, mas claro que há indicativos de que a massagem é mais antiga ainda, tendo sido usada por médicos chineses e indianos desde tempos imemoriáveis.

Mas não foi para falar de sua história que iniciei esse post, mas sim para falar dos benefícios. Existe uma diversidade de técnicas de massagem de diferentes origens e objetivos, como por exemplo a massagem relaxante, drenagem linfática, shiatsu, a massagem indiana, a suéca, shantala, que é a massagem para bebês, a quick massage e assim por diante. Aplicadas, podem trazer diversos benefícios ao nosso organismo, além do alívio de dores musculares.

Pesquisadores de todo o mundo buscam informações a respeito, sabe-se que após uma única sessão de 45 minutos a 1 hora, há o aumento considerável do número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico, responsável pelas defesas do corpo. Estudos também tem demonstrado a redução da ansiedade e a diminuição do humor depressivo. E por isso alguns médicos recomendam a massagem como forte ferramenta no tratamento de insônia, depressão e ansiedade. Inclusive em casos psiquiátricos mais complicados, como transtorno obsessivo-compulsivo e anorexia nervosa, já foram observados resultados sugerindo um efeito significativo. Há também o aumento da circulação sanguínea e linfática, auxiliando a remoção de toxínas pelo sistema linfático, além disso há o aumento do fluxo de nutriente em nosso organismo, e a estimulação das funções viscerais, aumentando a produção de secreção dos sucos digestivos, diminuindo a obstipação e assim intensificando o esvaziamento do intestino. De acordo com o tipo de toque, pressão e rítmo, o resultado pode ser calmante ou estimulante do tônus muscular e da nutrição celular, desintoxicante, ou seja, provocando uma restauração geral do funcionamento orgânico.

Podem então, os benefícios da massagem serem físicos ou psicológicos. Inclusive pode-se notar mais ânimo e maior disposição em quem regularmente passa por uma sessão, havendo melhora inclusive no desempenho sexual, pois massagem também é um estímulo a atividades físicas em geral.

Na área da estética, a massagem atua no combate da gordura, celulite e da flacidez, através de algumas técnicas, são aplicados movimentos sobre os tecidos do corpo com objetivo de agilizar o processo de eliminação daquela gordurinha indesejada. Outra opção na área da estética é a drenagem facial, que auxilia na eliminação de toxinas, amenizando as olheiras, a expressão e o acúmulo de líquidos,  trazendo o tão desejado combate ao envelhecimento da pele, se feita com regularidade.

O alívio de dores e o relaxamento físico, são os principais motivos que levam as pessoas a buscarem os profissionais da área da massoterapia, porém são inúmeros os benefícios alcançados a partir da massagem, que vem auxiliando e complementando diversos tratamentos. Lembrem-se disso!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Não ao preconceito!!! Passe adiante essa ideia...


Um dia desses, pensando no comportamento humano, estava pensando o quanto são tristes as atitudes preconceituosas. Tive que escrever a respeito!

Nossa, é um absurdo a discriminação gente, seja ela por qual motivo for! Não existe uma explicação para se discriminar por raça, cultura, religião, classe social, opção sexual... por nada! Somos todos diferentes, e ainda assim, somos semelhantes. Em todas as religiões, pregam que somos irmãos, e não importa a qual frequentamos, Deus é onipresente! Também não importa para Ele se somos negros ou brancos, ricos ou pobres...

Quando falo sobre nossas semelhanças, digo que apesar da diferença social, por exemplo, todos temos nossas fraquezas, nossas inseguranças, nossas preocupações, se pobres ou ricos, se gays ou heteros, se estudados ou sem estudos..., isso é o que menos importa... temos nossos medos, nossos momentos de alegria ou de tristeza, nossas desilusões e nossos sonhos...

Somos diferentes, pois somos únicos, tanto fisicamente, como emocionalmente e somos todos livres para escolher nossos caminhos. E até nossas escolhas são, muitas vezes, ponderadas pelo preconceito, as vezes os nossos próprios, e muitas vezes pelo dos outros. Se conseguirmos nos libertar do preconceito, aí sim, nos tornamos livres de fato!

Pensando, cheguei a conclusão que o preconceito é uma doença, e não só social, mas interna, emocional, pois as pessoas que sofrem desse mal, costumam crer que de fato a diferença é algo prejudicial, e que pode se contaminar, de alguma forma... Chega a ser nojento! O preconceituoso em relação a religião, acredita que o outro pode prejudicá-lo, ou que está se prejudicando, oras, deixe seu próximo ter sua fé, ele é livre para escolher seu caminho!

Eu fico de fato indignada com a discriminação. E uma coisa que devemos tomar cuidado é com o auto-preconceito. As vezes, como falei acima, cometemos auto-discriminação, por não nos aceitarmos, e se começarmos por nós mesmos, já é um caminho para não discriminar nosso próximo! Olhe para si mesmo, e se aceite como é... pois como poderíamos aceitar nossos semelhantes como são, se por vezes, não nos aceitamos por sermos diferentes! Faça isso, comece por si mesmo, e depois com o seu próximo. Aceitar as diferenças, faz a diferença! Se ele é mais ou menos culto que você, ou se é mais claro ou mais moreno, se é mais ou menos provido financeiramente... no final das contas, apesar de diferentes, somos todos iguais!

Não apenas tolere as diferenças, falo isso, porque falam muito em tolerância, ao pedir que não tenhamos atitudes preconceituosas, mas aceite que somos diferentes! Entenda a essência disso, somos únicos, cada um é como é e pronto! Se muito parecidos em algumas atitudes, muito diferentes em outras... Não adianta pedir que sejam iguais, pois sempre haverá uma característica única, de cada um.

E uma última coisa que gostaria de dizer, que acho que é o mais importante, nada disso determina o caráter de ninguém, não importa posição social, raça, credo, orientação sexual... pessoas sem caráter existem em ambos os lados, assim como as de bom caráter!

Bem, vou finalizar esse texto com um vídeo que expressa muito bem, o que estou tentando expressar em palavras.