quinta-feira, 1 de março de 2012

Felicidade


Olá amigos e amigas, já fazia um tempo que não escrevia para o blog, como a vida anda corrida e toda nossa busca por alcançar nossos objetivos, resolvi retornar com esse tema que faz parte da vida de todos, senão felicidade propriamente dita, a busca por ela e o que falar sobre a felicidade? 

Muitos já passaram uma vida inteira buscando por ela em todos os lugares e não conseguiram encontrar.

Alegria, sensação de euforia, sorrisos e risos naturais, sensação de leveza, paz interna, entre outras sensações, descrevem aquilo que sentimos nos nossos melhores momentos de vida e o objetivo vital de toda pessoa é ser feliz, isso todos nós temos em comum e é o que nos motiva a continuar a jornada, por mais que nos pareça pesada ou dura.

Dizem existir fórmulas, alguns dizem que basta ter saúde, dinheiro e um amor e tudo está perfeito, mas não estamos buscando algo objetivo assim. Felicidade é individual, subjetiva demais para fórmulas, a ponto de vermos uma pessoa com uma vida que julgamos perfeita entrar em depressão e questionamos como isso é possível.

Esse sentimento não depende daquilo que vemos, conquistar é importante sim e para nossa natureza é necessário sentirmos realizações, isso faz a felicidade estar presente, mas não apenas isso é o suficiente, ou isso não é o mais importante. O que vou dizer pode parecer clichê, mas é fato, a felicidade vem do nosso interior e por mais que a busquemos fora, se não houver contentamento interior, podemos receber até o melhor do mundo, que não atingiremos a felicidade plena, o que pode até parecer ingratidão.

Não acho que, por exemplo, seja errado dizer que o dinheiro traz felicidade, afinal a paz financeira é muito bem vinda para qualquer pessoa, por mais desprendida que ela seja. Acredito que só dinheiro não signifique felicidade e ainda apenas ter saúde, ou apenas ter um amor verdadeiro, ainda sim precisamos de mais para nos preencher. Eu acredito que cada pessoa se sinta preenchida do seu modo.

Sem preconceitos ou dogmas, o caminho que cada um deve seguir para sentir-se bem, é pessoal e conquistas nesse caminho trarão momentos de satisfação e prazer, e por consequência a felicidade.  

Dar valor para pequenas coisas é importante e aí é que a busca incessante pela felicidade atrapalha, pois o indivíduo se ocupa demais, para conseguir valorizar os momentos mais simples em que a sensação de bem estar transcende. Se não aprendemos a valorizar esses momentos, corremos o risco de nos tornar duros demais para curtir os grandes momentos de felicidade. E uma coisa é fato, ela vem em blocos. Acho que isso acontece para existir força para superar as situações de aflição que se fazem presentes em nossas vidas, para servir de bateria para enfrentarmos problemas.

Outra coisa importante, respeitar o próprio limite, entender que somos todos diferentes, que felicidade para uns pode não ser para si. Encontrar antes a felicidade naquilo que já possui, se sozinho ou acompanhado, se rico ou não, se com saúde ou ainda que tenha sido acometido por uma doença. Independente da situação, com alegria de viver, capacidade de aproveitar os bons momentos e ainda fé, seja ela qual for ou em que for o importante é lembrar que, a felicidade é um sentimento simples e pode ser encontrada nas situações simples da vida. Não pare de sonhar e buscar meios de realizar, porém preste atenção no caminho, viva o momento presente e não adie a felicidade, a tornando um sonho inalcançável, pois ela está ao alcance sim, por estar dentro e não fora!

Um comentário:

  1. Vanessa querida que postagem maravilhosa, concordo com você em gênero, número e grau, sabe eu não acho antigo a felicidade vem sim de dentro para fora, e estar em paz consigo mesmo ajuda muito, parabéns, beijos com saudades, Luconi

    ResponderExcluir