terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ser quem somos, é o que nos torna especiais...

Quem é você? Você se conhece bem? Tem sido você mesma ultimamente, ou anda sendo mais o que as pessoas querem que você seja??? Perguntinhas capciosas essas, não?

Eu acho que a maioria das pessoas pensam que se apresentam e se entregam para a vida e não fazem nem 25%... Na tentativa do acerto e sempre tentando agradar, se coloca pouco para fora, muitas vezes sufocando a própria verdade! Lendo, pesquisando e ouvindo algumas pessoas que entendem mais do assunto, percebi que ser o que é, vai bem além de simplesmente dizer o que se pensa na cara das pessoas, mostrar o verdadeiro eu, não apenas quando dizemos aquelas verdades, ao invés de engolirmos os sapos. Verdade que isso já é difícil, dizer sempre o que pensa requer sabedoria, pois fazer isso com uma dose de diplomacia ajuda e a prática faz muito bem a saúde.

E quanto ao resto? Se você já consegue dizer às pessoas o que pensa sobre elas, ótimo, já está começando bem. Mas faz o que gosta e se sente completamente livre, mesmo quando falam mal de algum comportamento? Se veste livremente, independente da moda, ou dos pensamentos críticos dos outros? Está bem consigo mesmo, independente de relacionamento, se sente só dentro de algum, ou muito só sem nenhum? 

Vamos lá... não vai dar pra falar de tudo, existem tantas coisas a se falar dentro desse tema, mas quanto às críticas alheias, pense bem, há uma forma de se livrar disso... Mas olhe, as pessoas continuarão a falar mesmo assim! Mande-as tomar no cú! (Com o perdão da palavra, é claro, não costumo postar palavrões no blog, mas acho que é uma forma excelente de expressão para alguns sentimentos, senão a única para esses casos.) Faça isso e principalmente mentalmente, faça esse exercício. Intimamente, sempre que pensar que não vai fazer algo, vestir algo, realizar uma escolha, porque vão te criticar, mande tomar no cú os outros, e que se danem mesmo! Quem tem mais a ver com isso, do que você? Ninguém, não é verdade? Seja você e não se importe com os demais... 

O engraçado é que isso já nos traz tamanha liberdade, que nem é necessário falar muito, a gente pode utilizar esse exercício para tudo que nos prende ou tolhe a liberdade de escolha. Naturalmente que ser você não é fácil, estar em pele nenhuma seria uma missão simples, pra ser assim, não teríamos que ter encarnado, bastaria nascermos todos anjos celestiais... Nascemos todos pelados, desdentados e carecas, com algumas exceções é claro e para a maioria que lê o meu post e sabe o quanto isso é complicado, nascemos brasileiros, só isso já demonstra que sermos nós mesmos requer muita força e determinação, não é verdade? E ainda tirarem nossa liberdade, merecem mesmo receber um palavreado bem direcionado, "vai tomar no cú"... (risos).

E quanto as relações, as vezes estar só é muito ruim e para algumas pessoas, mesmo acompanhadas, se sentem sozinhas. Isso é interessante, acredito que algumas pessoas perguntam, "mas o que isso tem a ver com eu ser eu mesma?" Bem, tem tudo a ver, quando você é você, é também uma boa companhia para si! Não importa se está completamente só, ou não. Provavelmente, se está morando só, faz o que quer quando bem deseja, não se força a nada, nem se cobra mais do que seu próprio limite, e assim se sente bem. Se convive com outra pessoa, conhece bem os limites da relação, se mostra e se entrega sem falsos moralismos, sempre se respeitando, e ainda assim é muito feliz. Se isso não acontece, nem estando só, nem se relacionando, sinal que precisa ser mais você.

Mas o mais importante é ser você mesmo, sendo como for, fazendo as suas escolhas e principalmente fazendo tudo o que gosta, saia de trás dessa imagem superficial, e se entregue totalmente a vida! Esse post me fez lembrar uma música, aquela da Pitty, "Máscara", em seu refrão ela fala: "Mesmo que seja estranho, seja você, Mesmo que seja bizarro..."


2 comentários:

  1. Olá Vanessa gostei muito de teu texto, realmente
    será que sabemos quem somos? Acho que nós somos realmente um mistério a ser desvendado aos poucos até para nós mesmos, beijos e com certeza já estou seguindo, Luconi

    ResponderExcluir
  2. Luconi, é bem como você disse, somos um mistério pra nós mesmos e as vezes, aquelas pessoas com as quais convivemos, de fato nos conhece melhor que nós! Aprender a ideia do auto-conhecimento é importante, podemos nos tornar pessoas mais conscientes e talvez até melhores... Muito obrigada pela participação!!

    ResponderExcluir