terça-feira, 4 de outubro de 2011

Não ao preconceito!!! Passe adiante essa ideia...


Um dia desses, pensando no comportamento humano, estava pensando o quanto são tristes as atitudes preconceituosas. Tive que escrever a respeito!

Nossa, é um absurdo a discriminação gente, seja ela por qual motivo for! Não existe uma explicação para se discriminar por raça, cultura, religião, classe social, opção sexual... por nada! Somos todos diferentes, e ainda assim, somos semelhantes. Em todas as religiões, pregam que somos irmãos, e não importa a qual frequentamos, Deus é onipresente! Também não importa para Ele se somos negros ou brancos, ricos ou pobres...

Quando falo sobre nossas semelhanças, digo que apesar da diferença social, por exemplo, todos temos nossas fraquezas, nossas inseguranças, nossas preocupações, se pobres ou ricos, se gays ou heteros, se estudados ou sem estudos..., isso é o que menos importa... temos nossos medos, nossos momentos de alegria ou de tristeza, nossas desilusões e nossos sonhos...

Somos diferentes, pois somos únicos, tanto fisicamente, como emocionalmente e somos todos livres para escolher nossos caminhos. E até nossas escolhas são, muitas vezes, ponderadas pelo preconceito, as vezes os nossos próprios, e muitas vezes pelo dos outros. Se conseguirmos nos libertar do preconceito, aí sim, nos tornamos livres de fato!

Pensando, cheguei a conclusão que o preconceito é uma doença, e não só social, mas interna, emocional, pois as pessoas que sofrem desse mal, costumam crer que de fato a diferença é algo prejudicial, e que pode se contaminar, de alguma forma... Chega a ser nojento! O preconceituoso em relação a religião, acredita que o outro pode prejudicá-lo, ou que está se prejudicando, oras, deixe seu próximo ter sua fé, ele é livre para escolher seu caminho!

Eu fico de fato indignada com a discriminação. E uma coisa que devemos tomar cuidado é com o auto-preconceito. As vezes, como falei acima, cometemos auto-discriminação, por não nos aceitarmos, e se começarmos por nós mesmos, já é um caminho para não discriminar nosso próximo! Olhe para si mesmo, e se aceite como é... pois como poderíamos aceitar nossos semelhantes como são, se por vezes, não nos aceitamos por sermos diferentes! Faça isso, comece por si mesmo, e depois com o seu próximo. Aceitar as diferenças, faz a diferença! Se ele é mais ou menos culto que você, ou se é mais claro ou mais moreno, se é mais ou menos provido financeiramente... no final das contas, apesar de diferentes, somos todos iguais!

Não apenas tolere as diferenças, falo isso, porque falam muito em tolerância, ao pedir que não tenhamos atitudes preconceituosas, mas aceite que somos diferentes! Entenda a essência disso, somos únicos, cada um é como é e pronto! Se muito parecidos em algumas atitudes, muito diferentes em outras... Não adianta pedir que sejam iguais, pois sempre haverá uma característica única, de cada um.

E uma última coisa que gostaria de dizer, que acho que é o mais importante, nada disso determina o caráter de ninguém, não importa posição social, raça, credo, orientação sexual... pessoas sem caráter existem em ambos os lados, assim como as de bom caráter!

Bem, vou finalizar esse texto com um vídeo que expressa muito bem, o que estou tentando expressar em palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário