segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Massagem e alguns benefícios...

Quem nunca chegou ao fim de um dia, daqueles bem cheios de trabalho, ou de fortes emoções e com poucas oportunidades de parar para relaxar, e teve que pedir uma massagem, pois apenas dessa forma, poderia ter uma noite de sono descente?

A massagem realmente relaxa e esse benefício, nós já conhecemos instintivamente. Mas vai muito além do relaxamento os benefícios da massagem, sendo já utilizada por médicos da Roma e da Grécia antigas, como Hipócrates (O pai da medicina) e Galeno (conhecido como o médico do filho do imperador Marco Aurélio). Eles usavam a massagem como uma de suas armas terapêuticas, mas claro que há indicativos de que a massagem é mais antiga ainda, tendo sido usada por médicos chineses e indianos desde tempos imemoriáveis.

Mas não foi para falar de sua história que iniciei esse post, mas sim para falar dos benefícios. Existe uma diversidade de técnicas de massagem de diferentes origens e objetivos, como por exemplo a massagem relaxante, drenagem linfática, shiatsu, a massagem indiana, a suéca, shantala, que é a massagem para bebês, a quick massage e assim por diante. Aplicadas, podem trazer diversos benefícios ao nosso organismo, além do alívio de dores musculares.

Pesquisadores de todo o mundo buscam informações a respeito, sabe-se que após uma única sessão de 45 minutos a 1 hora, há o aumento considerável do número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico, responsável pelas defesas do corpo. Estudos também tem demonstrado a redução da ansiedade e a diminuição do humor depressivo. E por isso alguns médicos recomendam a massagem como forte ferramenta no tratamento de insônia, depressão e ansiedade. Inclusive em casos psiquiátricos mais complicados, como transtorno obsessivo-compulsivo e anorexia nervosa, já foram observados resultados sugerindo um efeito significativo. Há também o aumento da circulação sanguínea e linfática, auxiliando a remoção de toxínas pelo sistema linfático, além disso há o aumento do fluxo de nutriente em nosso organismo, e a estimulação das funções viscerais, aumentando a produção de secreção dos sucos digestivos, diminuindo a obstipação e assim intensificando o esvaziamento do intestino. De acordo com o tipo de toque, pressão e rítmo, o resultado pode ser calmante ou estimulante do tônus muscular e da nutrição celular, desintoxicante, ou seja, provocando uma restauração geral do funcionamento orgânico.

Podem então, os benefícios da massagem serem físicos ou psicológicos. Inclusive pode-se notar mais ânimo e maior disposição em quem regularmente passa por uma sessão, havendo melhora inclusive no desempenho sexual, pois massagem também é um estímulo a atividades físicas em geral.

Na área da estética, a massagem atua no combate da gordura, celulite e da flacidez, através de algumas técnicas, são aplicados movimentos sobre os tecidos do corpo com objetivo de agilizar o processo de eliminação daquela gordurinha indesejada. Outra opção na área da estética é a drenagem facial, que auxilia na eliminação de toxinas, amenizando as olheiras, a expressão e o acúmulo de líquidos,  trazendo o tão desejado combate ao envelhecimento da pele, se feita com regularidade.

O alívio de dores e o relaxamento físico, são os principais motivos que levam as pessoas a buscarem os profissionais da área da massoterapia, porém são inúmeros os benefícios alcançados a partir da massagem, que vem auxiliando e complementando diversos tratamentos. Lembrem-se disso!


Um comentário:

  1. A Massagem relaxante foi capaz de me fazer dormir durante uma sessão. Quando fui fazer a massagem, só percebi o quanto estava tenso, depois que uma terapeuta capacitada pegou nos pontos certos, aliviando tensões que nem sequer eu estava dando conta de perceber.
    É ótimo, eu recomendo enfaticamente.

    ResponderExcluir