terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mudanças...

Sinceramente quando penso em mudança, já me vem na cabeça um caminhão carregando minha casa para outro endereço. Digo isso porque, nos últimos dez anos realizei nove mudanças. Foi quase uma mudança por ano, e nesse caso, falo apenas sobre mudança de endereço! Nesse meio tempo também mudei de emprego, de corte de cabelo, de crenças, de formas de enxergar o mundo, enfim, somos mutáveis, e em um minuto, se percebermos, já não somos mais iguais ao que éramos antes.

Mudar pode ser as vezes traumático, pois podemos passar por situações dolorosas que nos forçam a realizar uma mudança que não desejamos, como por exemplo a perda de um emprego, a notícia simplesmente chega, e nesse momento percebemos que temos que ir atrás do novo. O que pode ser muito bom, nos trazer novos desafios e novo ânimo, mas é difícil perceber o lado bom, quando estamos preocupados com a necessidade de trabalhar. 

O mundo não fica parado, ele passa por constantes modificações, o tempo todo. Tudo a nossa volta se movimenta, nós também. E se pensarmos que vamos ficar parados, sem mudar nada, a vida vem e muda as coisas, simplesmente porque tem que haver mudança.

Casos de doença em família mexe com todo mundo, eu já passei por isso. É triste e nada fácil de aceitar. Mas esses casos trazem fortes mudanças, quando não externa, mudanças internas. Na maioria das vezes, aumenta-se a fé, conflitos em família são solucionados, ou até gerados, as pessoas se aproximam, ou as vezes se afastam. Mas o principal é que situações assim tendem a mexer com a estrutura das pessoas, e dentro daquilo que acredito, nada acontece por acaso.

Quando há a descoberta de uma gestação, ou no momento da chegada de uma criança, as coisas acontecem que nem notamos, quando vemos a vida já é outra, o ritmo da caminhada acelera e a pessoa se vê entregue à mudança que veio junto. É na maioria das vezes os momentos são de alegria, mesmo que haja o cansaço, vemos uma motivação muito grande para acompanhar aquela vida, que trouxe junto de si tantas novas responsabilidades para assumirmos. Mas também existem os casos de nascimentos inesperados, e até indesejados, que simplesmente são consequências de atitudes não pensadas, e vem a vida de novo trazendo mudanças, para lembrarmos que somos mutáveis, e que tudo que se planta, também se colhe.

Desde a gestação, passamos por grandes transformações, sabemos que um dia partiremos, e assim a vida continua seu curso de mudanças e renovações constantes. O ruim não é a mudança em si, e sim a forma como a encaramos, entendo que existem momentos em que reagimos sem pensar, os sentimentos simplesmente transbordam e não há como ser diferente, mas tenha certeza que tudo que acontece, é um produto daquilo que cultivamos e nada é por acaso.

Comece a cultivar formas positivas de vida, acenda a chama de sua fé, acredite em si mesmo. Provoque algumas mudanças também, não se sinta mal em mudar de opinião ou atitude, humildade nessas horas é assumir a simples verdade de que tudo se modifica. Mas o mais importante, para que qualquer mudança externa seja verdadeiramente positiva, é necessário que antes hajam mudanças em seu interior. E se quiser mudar algo ou alguém, mude antes a você mesmo, pois de fato "Temos de nos tornar a mudança que queremos ver." Mahatma Gandhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário